Engenharia de Produção
Engenharia de Produção é uma das mais recentes formas de manifestação da Engenharia, e abrange um amplo campo de atuação, desde desenvolvimentos de projetos e otimizações de processos.
Segundo Batalha (2008) o engenheiro de produção atua no sentido de projetar, aperfeiçoar e implantar sistemas de produção (combinando pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia) para a a produção sustentável de bens e serviços.
O mercado de Engenharia de Produção no Brasil, mesmo tendo pouco tempo, vem apresentando boas colocações no mesmo, devido o perfil de um profissional com uma sólida formação científica e com visão generalista, permitindo-o encarar a globalização e trabalhar visando à melhoria continua.
Devido a sua formação multidisciplinar, ou seja, possui conhecimento e habilidade em ciências matemáticas, física e sociais. A área de atuação é ampla, sendo possível atuar nas diferentes áreas de uma organização como finanças, produção, recursos humanos, marketing ou desenvolvimento do produto. É um profissional que deve acompanhar a evolução dos avanços tecnológicos, prevendo o seu impacto sobre a competitividade do mercado, possuindo iniciativa empreendedora e bom conhecimento de gestão de pessoas, pois geralmente ocupam cargos de supervisão e gerenciamento.
O projeto integrado tem como principal objetivo relacionar o conhecimento multidisciplinar adquirido em sala com uma situação real de uma organização, por meio de uma análise técnica de um problema e a busca de uma solução ou implementação de uma melhoria.
No capítulo 2, o problema é descrito detalhadamente como também os métodos de pesquisa que foram utilizados para analisá-lo e buscar uma solução, com base no conhecimento adquirido em sala e também na realidade da empresa.
No capítulo 3 é apresentada a teoria que fundamenta o problema em análise, utilizando estudos relacionados com base em livros, artigos e trabalhos acadêmicos. São também relacionados os principais