Engenharia de produção - desenho técnico - legendas e lista de peças
NITERÓI – RJ
2013
LEGENDAS E LISTAS DE PEÇAS
(Normas NP204, ISO7200 e NBR 13272)
Trabalho
apresentado
no
Curso
de
Graduação em Engenharia de Produção para aprovação na disciplina de Desenho Técnico.
UNIVERSIDADE PLÍNIO LEITE – ANHANGUERA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO TURMA E502 - NOITE DESENHO TÉCNICO PROFESSOR: DANIEL ANDRADE
ALUNO
MATRÍCULA
LEGENDAS E LISTAS DE PEÇAS
A legenda é um Campo que contém um ou mais campos, delimitado por um retângulo. Os desenhos técnicos, para que sejam inteiramente compreendidos por quem os "lê", necessitam de outro tipo de informação, além do desenho propriamente dito, tais como identificação do projetista e/ou desenhista, empresa proprietária, o nome do projeto e outros. Em desenho de conjunto, existe a necessidade de identificar claramente cada uma das peças individuais. A identificação, apresentada na forma de tabela, constitui a lista de peças que também podem ser designadas por lista de itens.
1. LEGENDA
A norma que define os tipos, dimensões e conteúdo da legenda e a NP 204(1968), já a norma ISO 7200 (1984) define apenas as dimensões máximas das legendas e seu conteúdo informativo, obrigatório e facultativo.
1.1 LOCALIZAÇÃO DA LEGENDA
Localiza-se normalmente no canto inferior direito da folha ou coincide com a direção da leitura e contém dados relativos ao desenho.
1.2 NORMA NP 204: 1968
Essa norma prevê sete tipos diferentes de legendas a utilizar o Desenho Técnico. Estas podem ser simples (tipos 1, 2, 6 e 7), completas (tipos 3 e 4), ou desdobradas (tipo 5). Esta norma estabelece que as legendas devam ser desenhadas com três espessuras de traço, respectivamente 1,2 mm, 0,6 mm e 0,3 mm. Compreende no máximo 12 campos de legendas. Os campos 1 a 10 contêm as indicações principais e as 11 e 12 as indicações complementares. Identificação dos campos: • Campo 1 – Designação ou título. A designação deve referir-se ao objeto representado e