Engenharia de petroleo
A composição química do petróleo consiste basicamente de cerca de 11 a 13
% de sua massa, de hidrogênio e 84 a 87 % de carbono, podendo ainda possuir, em menores proporções, átomos de enxofre, nitrogênio e oxigênio. Embora todo petróleo seja constituído basicamente de carbono e hidrogênio, sua constituição molecular difere amplamente.
Quando na composição do petróleo predominam as cadeias carbono menores, ele se apresentará na forma gasosa. Por outro lado, se as maiores são predominantes, ele será um óleo pesado e de alta viscosidade.
Na maioria dos reservatórios, além da presença de hidrocarbonetos, é comum a existência de água. Em muitos reservatórios, é observada a presença de uma zona 100% saturada com água. Esta zona pode ser de extensão limitada, ou de grandes proporções, sendo chamada de aquífero.
Uma fase é definida como uma parte fisicamente distinta e separável do sistema. Dependendo de sua composição e das condições iniciais de pressão e temperatura de um reservatório (P e T), o petróleo pode se encontrar no estado monofásico ou bifásico.
Fundamentos do Comportamento dos Hidrocarbonetos Fluidos 39
Entretanto, em um reservatório de hidrocarbonetos haverá duas ou três fases durante a sua vida produtiva (óleo, gás e água). As proporções, composição e propriedades físicas das fases presentes, podem mudar conforme ocorre a produção e a pressão é altera.
Quando um reservatório de hidrocarbonetos apresenta uma única fase liquida (todo o gás encontra-se dissolvido na fase óleo), é chamado de reservatório subsaturado. Já, quando os hidrocarbonetos se apresentam em duas