Engenharia da qualidade i
CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA ENGENHARIA DA QUALIDADE I 1. Como a qualidade pode ser percebida? Exemplifique.
A qualidade pode ser percebida através da performance, funcionalidades do produto, confiabilidade, conformidade, durabilidade, serviço, aparência e imagem.
Performance é a medida de desempenho do produto a nível das principais funções. Ex.: capacidade de focagem de uma máquina fotográfica.
Funcionalidades do produto são as funções secundárias que complementam a oferta do produto. Ex.: internet.
Confiabilidade define-se como uma probabilidade do produto deixar de funcionar de forma correta num determinado período.
Conformidade é a adequação do produto às suas especificações.
Durabilidade é o tempo de vida do produto em termos técnicos.
Serviço inclui a rapidez, a cortesia, a competência e a facilidade em oferecer a assistência ao produto.
Aparência refere-se à estética do produto.
Imagem refere-se a uma visão de qualidade associada à marca do produto. 2. Descreva como evoluiu a Qualidade, desde o final do século XVIII até os dias atuais.
No final do século XVIII há o surgimento da inspeção com atividade formal, que se caracteriza pela verificação de materiais, peças, componentes, ferramentas e outros com os padrões estabelecidos. Entre os anos de 1930 a 1950 surge a abordagem corretiva e localizada. Por volta dos anos 30, começa-se a concluir que situar a Qualidade em torno da inspeção do produto torna-se manifestamente insuficiente. Inicia-se assim uma segunda fase de evolução da Qualidade, em que a inspeção é mais preventiva, baseada em metodologias de controlo estatístico. Com a Segunda guerra mundial surge à necessidade da produção maciça de armamento, alem de todo o resto do material necessário. No final da guerra o Japão encontra-se devastado, e dedica-se á reconstrução, virando a sua indústria para a produção de bens de consumo. Surge a nova abordagem da Qualidade Total, em que os esforços se centram na