Engenharia da Computacao
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Título
CURSO: Engenharia de Computação ProfessorTIDIR: Elson de Abreu
Andrezza Rodrigues, Bernardino Ferreira, Diego Wenceslau, Jonathan Ralph, Kelly Silva e Marcelo Braga.
Resumo–
1. Introdução
No ano de 600 A.C os gregos descobriram que ao atritar a lã com o âmbar o mesmo adquiria a propriedade de atrair outros objetos devido a transferência de elétrons, gerando assim uma carga elétrica. Quando tais cargas se movimentavam gerava corrente elétrica de curta duração, porém não havia aplicação útil, uma vez que, não existia fluxo elétrico contínuo (YOUNG & FREEDMAN, 2009).
Entretanto, com a invenção da bateria, a obtenção do fluxo contínuo tornou-se possível, o que propiciou o desenvolvimento dos primeiros circuitos elétricos, uma vez que, a corrente elétrica é o movimento de cargas dentro de um caminho fechado, que recebe o nome de circuito elétrico. Atualmente os circuitos elétricos são utilizados em vários sistemas elétricos para diversas funções como, a iluminação pública e residencial, funcionamento elétrico do carro, alimentar aparelhos eletrônicos e grandes máquinas e os circuitos digitais dos equipamentos de informática.
Um circuito elétrico pode ser classificado em simples, quando há só uma malha,ou composto, quando existe mais de uma malha. Para a resolução de circuitos elétricos compostos, que não podem ser reduzidos a combinações simples em série e/ou em paralelo de resistores, foram desenvolvidas técnicas em 1847 pelo físico alemão Gustav Robert Kirchhoff (1824 – 1887) utilizando duas leis: a lei dos nós e a lei das malhas (SEARS E ZEMANSKY, 2009).
As aplicações das leis de Kirchhoff nas empresas na atualidade auxiliam na redução dos gastos e também na economia de energia, pois elas ajudam nos cálculos da corrente e da tensão necessárias no funcionamento adequado, por exemplo, de uma máquina nas fábricas automotivas, de uma bomba nas estações de