Engenharia civil
BIODIGESTORES
SÃO PAULO 2012
ALUNOS MIRANDA; J. SILVA; F. SOUZA; B. SÉRIE 3ºB
BIODIGESTORES
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Química, como parte da avaliação referente ao 4º Bimestre.
PROFESSOR JOÃO SOUZA
SÃO PAULO 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ............................................................................................................................ 4 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................................... 5 CONCLUSÃO .............................................................................................................................. 8 REFERÊNCIAS ............................................................................................................................ 9
INTRODUÇÃO
No atual mundo econômico em que somos influenciados pelo uso de energia a cada dia em maior quantidade e caro, é necessário que todos nós tenhamos consciência e usemos as energias próprias e renováveis, tais como Solar, Eólica, Hídrica, a energia de Biomassa, etc. utilizando Biodigestores para a produção de gás e adubo (conhecidos também como Biogás e Biofertilizantes), em que podemos reutilizar todos os tipos de resíduos orgânicos para aproveitar esta energia. O que o mundo precisa realmente fazer é aproveitar todos os lixos orgânicos, que atualmente não são aproveitados. Estes representam um grande perigo também a gerar poluição.
4
DESENVOLVIMENTO
Biodigestor é um tanque protegido do contato com o ar atmosférico, onde a matéria orgânica contida nos efluentes é metabolizada por bactérias anaeróbias (que se desenvolvem em ambiente sem oxigênio). Neste processo, os subprodutos obtidos são o gás (Biogás), uma parte sólida que decanta no fundo do tanque (Biofertilizante), e uma parte líquida que corresponde ao efluente mineralizado (tratado).
Este efluente pode ser