Engenharia Civil
BRASIL COLÔNIA
A primeira notícia que se tem de obras no Brasil refere-se à construção da cidade de Salvador.
Em 1549, Tomé de Souza foi incumbido pelo rei de Portugalde escolher local conveniente para a fundação de uma cidadeque seria sede da colônia recém-descoberta. Tomé de Souza também deveria construir ali um forte, um porto para amarrar navios, edifícios públicos e habitações.
Os processos de construção militares ou religiosos na colônia eram, em geral, semelhantes aos dasartes medievais. As obras eram feitas pelo aprendizado prático, a partir de mestres, padres construtores ouengenheiros militares portugueses, geralmente não versados em teorias científicas. A própria grande indústria do período colonial, a do açúcar, foimontada com base em técnicas medievais, com energia fornecida por rodas-d’água. Somente no século XIX, com a transformação dos engenhosmovidos a roda d’água em usinas movidas a vapor.
O ensino militar no Brasil teve início em 1699, quando foram criadas as “Aulas de Fortificações” no Rio de Janeiro. No mesmo ano as “aulas” iniciam também em Salvador, e a seguir em outras cidades, mas o ensino de disciplinas de Engenharia Civil só foi iniciado em 1792, quando, no Rio de Janeiro, as “Aulas” foram transformadas em “Real Academia de Artilharia, Fortificações e Desenho”.
Contudo, a formação dos oficiais-engenheiros-militares deve ter sido precária até 1763, quando o marquês de Pombal instituiu o ensino da engenharia militar como parte da reorganização do exército português, passando, desde então,a ser ministrados conhecimentos científicos aos oficiais do exército.
O ensino de disciplinas de Engenharia Civil só foi iniciado em 1792, quando, no Rio de Janeiro, as “Aulas” foramtransformadas em “Real Academia de Artilharia, Fortificaçõese Desenho”.
Contudo, a formação dos oficiais-engenheiros-militares deveter sido precária até 1763, quando o marquês de Pombalinstituiu o ensino da