engenharia civil
Determinação da Umidade pelo Método da Estufa
NBR 6457 – Preparação de amostras de solo para ensaio normal de compactação e ensaios de caracterização; M2-61 (DER/SP); ME 041 (DNER); EM 035 (DNER); M1-61 (DER / SP).
NBR 9604 – Abertura de poço e trincheira de inspeção em solo, com retirada de amostras deformadas e indeformadas – Procedimento.
Introdução.
Conhecer as propriedades de um solo é primordial para que o mesmo seja utilizado como material de construção, pois depende delas a conclusão de como se deve utiliza-lo, de forma integral ou não, ou até mesmo se não deverá utiliza-lo. Uma amostragem mal executada leva fatalmente à resultados tendenciosos, e a quantidade e qualidade dos ensaios de laboratório não podem corrigir seus resultados pobres.
Objetivo.
O objetivo deste relatório é demonstrar a técnica utilizada na coleta e preparação de amostras para ensaios e como definir o teor de umidade de um solo para tomadas de decisões através do método de estufa.
Coleta e Preparação de Amostras
As determinações de quais estudos serão feitos em um terreno depende da obra que será construída e sua interação com o solo. Conforme a obra podem nos interessar as camadas mais profundas ou mais próximas da superfície. Topografia da região, vegetação e aspecto superficial são indicadores sobre as camadas superficiais, mas geralmente isto não é suficiente para tomada de decisões. As amostras são colhidas na parte superficial ou profunda de um solo e podem ser divididas em dois tipos:
Amostras deformadas.
Conservam todos os constituintes minerais do solo, inclusive, se possível, sua umidade natural, mas perdem sua estrutura natural, que é alterada pelo processo de extração.
Amostras indeformadas.
Diferem das deformadas por