engenharia civil
RESUMO
Foram abordados neste trabalho, assuntos relacionados com a construção das áreas de vivência no canteiro de obra visitado, foram avaliadas se as instalações das áreas de vivência estão sendo construídas conforme a Norma Regulamentadora 18.4 e se estão garantindo a qualidade de vida, condições de conforto e higiene para os trabalhadores. Foram feitas avaliações baseadas em pesquisa de campo, feitas nas instalações físicas do canteiro de obra, utilizando ferramentas como registros fotográficos e questionários.
Palavras-chave: Área de Vivência, construção civil, norma regulamentadora.
1 INTRODUÇÃO
A indústria da construção civil apresenta um grande número de trabalhadores e esses trabalhadores necessitam de boas condições de trabalho, sendo assim imprescindível que se tenha o planejamento da construção de áreas de vivência e que as mesmas atendam as necessidades do trabalhadores e estejam em conformidade com as legislações vigentes.
Visando o atendimento das necessidades psicofisiológicas, alimentação, lazer e higiene que são necessidades básicas dos trabalhadores, houve um grande interesse de aprofundamento e conhecimento de como são instaladas e construídas as áreas de vivência da construção civil.
Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar quais são os procedimentos que estão sendo adotados na construção das áreas de vivencia, bem como verificar se todos os itens da Norma Regulamentadora 18.4 estão sendo cumpridos.
Foram feitas avaliações baseadas em pesquisa de campo, feitas nas instalações físicas do canteiro de obra, utilizando ferramentas como registros fotográficos e questionários.
2 TEMA
Construção Civil: Procedimentos para instalações nas áreas de vivência
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Avaliar os procedimentos utilizados na construção das áreas de vivência em canteiros de obras.
3.2 Objetivos Específicos
Avaliar o cumprimento dos itens