Engenharia civil
Aplicada
Eduardo Neves
Nº 32463
Turma 33D
Análise de uma Treliça Instituto Superior de Engenharias de Lisboa
Departamento de Engenharia Civil
Prof:
Maria Manuela da S. Eliseu Gonçalves
Semestre de Inverno
29/01/2009
1 Introdução
Treliças, são sistemas constituídos por barras indeformáveis, unidas entre si por articulações consideradas perfeitas (rotulas) e sujeitas a cargas aplicadas apenas nas articulações. Desta maneira, os seus elementos apenas sujeitos a esforços normais; de tracção ou compressão.
As treliças por estarem sujeitas a esforços normais (compressão ou tracção), são tendencialmente construídas em madeira ou aço, materiais estes que resistem muito bem a este tipo de esforço.
A definição atribuída a estes sistemas triangulados, apoia-se em pequenas simplificações, que por estarem muito próximas da realidade, permitem-nos o estudo neste tipo de estrutura.
Simplificações essas que se prendem com o facto de que na realidade não existem barras indeformáveis, uma vez que todo o material quando sujeito a carregamentos ou ao peso próprio, é mais ou menos deformável. Os esforços nas soldaduras, parafusos ou rebites, são desprezados quando a estrutura está bem concebida (ou seja, está em equilíbrio para qualquer carregamento), e o sistema seja bem construído (ou seja, nos nós as eixos das barras intersectam-se num ponto).
2 Objectivos
Esta experiência tem como objectivo, comparar e interpretar os valores de esforços nas barras de uma treliça, com os valores calculados analiticamente, bem como perceber ou encontrar uma solução para que tal disparidade – ainda que pequena, acontece.
Método dos nós:
A resolução de treliças planas pelo método dos nós consiste em verificar o equilíbrio de cada nó da treliça, seguindo-se os passos descritos a seguir:
1 - Determinação das reações de apoio;
2 - Identificação do tipo de solicitação em cada barra (barra traccionada oubarra comprimida);
3 - Verificação do