Engenharia civil
CT- DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
RESENHA
Engenharia produz, a sociedade utiliza.
PAULA CRISTINA ARAÚJO PINTO
11121259
JOÃO PESSOA
MAIO 2012
Engenharia produz, a sociedade utiliza.
Este estudo fala sobre a criação e repasse de tecnologias produzidas pelos cinco grupos de pesquisa da Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco. Investiga dezenove docentes/pesquisadores e sua atuação nas áreas respectivas, verificando a aplicabilidade e repercussão das tecnologias junto ao segmento social. As pesquisas desenvolvidas revelam bom índice de retorno e benefício a problemas ambientais e de infraestrutura da região.
O DECIV da UFPE assume novos papéis e novas posturas não se limitando apenas à formação de recursos humanos e a geração de conhecimentos científicos. Ampliando sua ação de gerador, transmissor e aplicador de conhecimentos na área das engenharias, coloca-se como um órgão de apoio à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Isto ocorre através da assessoria e treinamento de empreendedores na consecução do objetivo maior de intensificação dos processos específicos de soluções para problemas ambientais e de infra-estrutura, visando tornar menos aguda a dependência externa do país.
A formação acadêmica dos pesquisadores, seja a nível de mestrado ou de doutorado, realizado no país ou no exterior, quase sempre repercute na linha de pesquisa desenvolvida pelos respectivos grupos. Serve, também, de embasamento para que sejam empreendidos novos estudos com aplicação para situações locais.
A evolução e o amadurecimento dos processos de transferência de informação tecnológica foram estrategicamente adequados às necessidades do DECIV e seus parceiros. Revelou-se fundamental, privilegiando o tratamento de informações qualitativas, agregação de conhecimentos dos especialistas, capacidade de retroalimentação dinâmica em um ciclo contínuo e de mutação constante.
Na medida em que os centros de pesquisa desenvolvem