Engenharia civil
Um relatório pode ter apenas uma página ou vários volumes, mas o fato de constituir um registro escrito de um acontecimento torna-o extremamente importante. Um relatório servirá como meio de registrar informação sobre uma situação decorrente de uma análise mais ou menos aprofundada, expondo técnicas aplicadas na investigação e divulgando propostas e conclusões resultantes do estudo efetuado. Tudo isto deve ser observado, com o intuito de oferecer ao leitor toda a informação necessária ao correto entendimento do trabalho, desde as suas bases até às conclusões.
Definição
Relatório é descrição objetiva de fatos, acontecimentos ou atividades, seguida de análise rigorosa, com o objetivo de tirar conclusões ou tomar decisões. É a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou a execução de serviços ou de experiências. Geralmente é acompanhado de documentos demonstrativos, tais como tabelas, gráficos, estatísticas e outros.
1. Como escrever um relatório
O relatório como instrumento de trabalho deverá utilizar uma linguagem clara e objetiva. Um relatório deverá ser conciso e coerente, incluindo a informação indispensável à compreensão do trabalho. A forma pela qual alguma informação pode ser apresentada (tabelas, gráficos, ilustrações), pode contribuir consideravelmente para reduzir a extensão de um relatório.
Todas as afirmações devem ser baseadas em provas fatuais e não em opiniões não fundamentadas. Fatos especulativos não podem tomar o lugar de outros já demonstrados. De igual modo, o aluno deve evitar o excesso de conclusões, sendo estas precisas e sintéticas. As conclusões devem, igualmente, ser coerentes com a discussão dos resultados.
O relatório deve permitir ao leitor uma ideia precisa e correta da realidade e por isso:
- O relatório deve responder à pergunta: O que se deve pensar sobre o assunto?
- A característica do relatório é ser uma elaboração pessoal: exige análise, reflexão, raciocínio, mobilização das