Engenharia Ambiental
DE
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA AMBIENTAL
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária 1°Período
Analise do Ciclo de Vida das Sacolas Plásticas e Sacos de Papel
Conceito de Analise do Ciclo de Vida
Quando se fabrica um produto, ou utiliza-se de certas metodologias, as opções são imensas em termos de materiais e tipos de procedimentos. Até agora, critérios de economia, performance ou gosto pessoal eram os únicos a presidir à escolha. Uma nova forma de seleção está começando a influir nas escolhas de consumidores particulares ou profissionais, e a dar os primeiros passos também em muitos lugares do mundo. Trata-se da Análise de Ciclo de Vida, uma metodologia desenvolvida para garantir que os materiais utilizados tenham o menor impacto ambiental e energético possível.
A Análise de Ciclo de Vida – ACV pretende inventariar e avaliar cada um destes “impactos” para permitir uma escolha racional do ponto de vista do impacto ambiental. Ou seja: escolhe-se uma garrafa em cuja fabricação tenha sido despendida menor quantidade de energia, libertada menor percentagem de gases poluentes, ou que seja com constituintes que inclua menos componentes tóxicos. O resultado é um produto que respeita as regras do “desenvolvimento sustentável”.
Sacolas Plásticas
As sacolas de plástico são úteis no transporte das mercadorias do supermercado ate a casa; e muitas donas de casas utilizam estas para armazenar lixo, residencial. No entanto pouco se sabe sobre sua fabricação, e um consumo de uma grande quantidade de energia e água. São produzidas por um plástico firme derivado do petróleo, a partir de uma resina chamada polietileno de baixa densidade.Segundo dados do ABIEF, consume cerca de 763 (megajoules/tonelada) de energia e 58 galões de água de cinco litros. Esse tipo de material demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão