Engenharia Ambiental
É um conjunto de recursos tecnológicos... (hardware – servidores, pcs, modems, roteadores) e (software – browser/navegadores, aplicativos, plugins, etc...) interconectados... (linha dedicada, linha telefônica, fibra ótica, satélite, redes locais, estaduais, nacionais...) que coloca à disposição uma enorme quantidade de informação e possibilidades de acesso a serviços diversificados através de páginas (sites); ou é uma rede de computadores interconectados entre si.
HISTÓRIA
A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
CARACTERÍSTICAS
A Internet não possui um dono. Existe apenas um órgão que define regras para que haja uma harmonia de funcionamento na rede. Este órgão é o W3C http://www.w3c.org/.
O W3C regulamenta e rege a forma de como a Web deve se comportar e que padrões deve seguir para prover serviços de forma totalmente compatível com as mais diversas tecnologias e sistemas existentes no mercado.
São através desses padrões estabelecidos que se garante a operacionalidade da Internet.
Basicamente, existem protocolos e linguagens padrões, que ao interagirem produzem este espaço virtual. A base de todos os protocolos é o TCP/IP e a base de todas as linguagens de construção de Hipertexto é o
SGML, do qual o HTML é o subconjunto mais utilizado.
INTERNET NO BRASIL
Até recentemente, no Brasil, o acesso à Internet era restrito a professores, estudantes e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Em adição,