Engenharia ambiental
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Agenda 21 na Praça da República
Lúcio Davi Moraes Brabo
Jéssica Nathalia da Silva Aleixo
Thais Nayara de Carvalho Costa
Hanna Barbosa Trindade
Belém – Pará
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO1 II. REFERENCIAL TEÓRICO1 III. METODOLOGIA3 IV. RESULTADOS E DISCUSSÃO4 V. CONCLUSÃO6 VI. BIBLIOGRAFIA8
RESUMO
A Praça da República, que só passou a ser uma após a construção de um monumento que faz alusão à proclamação da república, em 1889, foi o local escolhido para fazermos uma Agenda 21 com a finalidade de extinguir seus problemas e preservar suas qualidades. Foram feitas entrevistas, fotografias etc. Cada opinião que escutamos serviu como base para essa Agenda. E cada problema escutado, serviu para saber o quanto é importante a preservação do local. E sim, é possível aplicar a Agenda neste local, com a ajuda tanto do poder público quanto da população, o lazer que todos procuravam e dizem que não acham mais na praça voltaria, o medo da insegurança não existiria, os monumentos abandonados e maltratados seriam mais admirados e a sujeira que “expulsa” as pessoas do local não seria mais um impasse.
I. INTRODUÇÃO
Construir uma agenda 21 local é elaborar procedimentos de planejamento e gestão para o desenvolvimento sustentável de determinado lugar. A praça da república como local de importante relevância para os cartões postais da cidade e ambiente de lazer para famílias, merece a elaboração de planos de ações que visem à melhora do ambiente do ponto de vista da valorização visual bem como o bem-estar dos freqüentadores desta movimentada praça.
Localizada no centro de Belém, a praça da república é composta por diversos monumentos históricos como o Bar do Parque e o Teatro da Paz, também abriga vários coretos e esculturas, como a estátua de Marianne, símbolo da revolução Francesa. Aos domingos a praça atrai centenas de pessoas para a famosa feira do artesanato, e