Eng.minas ulbra
513 palavras
3 páginas
1 INTRODUÇÃO A resistência dos materiais é um assunto bastante antigo. Os cientistas da antiga Grécia já tinham o conhecimento do fundamento da estática, porém poucos sabiam do problema de deformações. Podemos definir que a estática considera os efeitos externos das forças que atuam num corpo e a resistência dos materiais, por sua vez, fornece uma explicação mais satisfatória, do comportamento dos sólidos submetidos à esforços externos, considerando o efeito interno.
O comportamento de um membro submetido a forças, não depende somente destas, mas também das características mecânicas dos materiais de fabricação dos membros. Estas informações provêm do laboratório de materiais onde estes são sujeitos a ação de forças conhecidas e então observados fenômenos como ruptura, deformação, etc.
2 OBJETIVO
Este trabalho objetiva a determinação da resistência à compressão de peças pré-moldadas de concreto e telhas tipo ‘plan’ destinadas à construção civil, por exemplo.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
Foram utilizados nesses ensaios um conjunto de máquinas para ensaio eletromecânico PC200 e uma prensa eletromecânica DL30.000.
A Resistência Característica do Concreto à Compressão (fck) é um dos dados utilizados no cálculo estrutural. Sua unidade de medida é o MPa (Mega Pascal), sendo: Pascal: Pressão exercida por uma força de 1 newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular à direção da força. Mega Pascal (MPa) = 1 milhão de Pascal = 10,1972 Kgf/cm².
Figura 1 – Conjunto de máquina para ensaio PC200 – EMIC
O ensaio de flexão visa determinar qual a tensão que provoca a ruptura da rocha, quando submetida a esforços. Para a execução deste ensaio, o corpo de prova é apoiado num dispositivo apropriado, o qual possui dois cutelos inferiores (de ação) e um superior (de reação). Assim os valores determinados indicam a tensão máxima de flexão que a rocha suporta. Para granitos, por exemplo, valores abaixo