Eng. Electrotécnico e de Computadores
Gestão Sustentável da Procura
Alexandre dos Santos Dias
V ERSÃO P ROVISÓRIA
Dissertação realizada no âmbito do
Mestrado Integrado em Engenharia Electrótecnica e de Computadores
Major Energia
Orientador: Prof. Dr. Maria Teresa Costa Pereira da Silva Ponce de Leão
Maio de 2009
© Alexandre dos Santos Dias, 2009
Resumo
As actuais preocupações ambientais são hoje um tema muito presente no nosso dia-a-dia. A verdade é que se atingiram níveis de poluição para além do admissível e o homem tem de reagir.
Porém, as preocupações ambientais não são as únicas, as fontes de combustíveis fósseis estão a esgotar quando os consumos têm tendências em aumentar. A combinação destes factores todos só demonstra que o mundo está prestes a atravessar uma fase crítica e tem de reagir. A solução apontada está neste momento nas energias renováveis. Portugal com os óptimos recursos que possui não pode deixar fugir esta oportunidade e tem de agarrá-la com as duas mãos. Aproveitar os recursos sim, mas não de qualquer forma. É necessário gerir de forma adequada e inteligente os recursos caminhando assim para a sustentabilidade. É neste sentido que nasce o tema desta dissertação. O presente documento teve por primeiro objectivo determinar o diagrama de cargas de uma urbanização conhecendo apenas uma quantidade muito reduzida de informações - a estrutura da mesma, ou seja, a quantidade de lotes e respectivas potências contratas.
Porém, apenas determinar um perfil para o diagrama de cargas não é suficiente para poder dizer como deve ser feita a alimentação do consumo, surgiu portanto, a necessidade de avaliar os recursos renováveis existentes face às tecnologias existentes desenvolvendo ferramentas adequadas à informação conhecida.
Conhecido o perfil de cargas e o potencial dos recursos desenvolveu-se uma metodologia cujo objectivo visa optimizar a combinação de três pontos: o consumo, a produção de