eng.controle e autoção

2485 palavras 10 páginas
CONTROLE, MONITORAMENTO E CONVERSÃO DE ENERGIA EÓLICA
INSTITUTO POLITÉCNICO – UNA
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO – 2º Ciclo/ Módulo B – TIDIR 4
André, Bruno Bernardo, Bruno Mazzochi Carvalho, Douglas Abdo, Frederico Gomes, Heliandro de Almeida Câmara, Miquéias Alves, Stéfano Rodrigues
Professor: Breno Augusto Ribeiro Arêdes

RESUMO – Este artigo tem como objetivo demonstrar o sistema energia eólica entre as inúmeras fontes de energia limpa. A energia cinética do movimento das massas de ar (energia eólica) pode ser explorada na produção de energia elétrica e suprir a demanda cada vez mais crescente no setor energético brasileiro.
Este Artigo demonstra através da apresentação de um protótipo, a geração de energia através da energia eólica e como monitorar a produção da mesma.
Palavras chaves – produção de energia, Sustentabilidade, Controle.

1. INTRODUÇÃO

Neste artigo será apresentado, de forma sucinta, um pequeno histórico da utilização da energia eólica na produção de energia elétrica, as tecnologias, os impactos ambientais, o crescimento e o desenvolvimento até os dias de hoje.
A conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação ocorre através do emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores. Estes são responsáveis pela geração de eletricidade.
O deslocamento de massas de ar (ventos) não é constante, apresentando uma grande variabilidade que interfere diretamente na captação de energia eólica. Através de um sistema de monitoramento da velocidade das hélices dos aerogeradores, demonstrado através de um protótipo, é possível monitorar a variação da velocidade do vento. Isto influi diretamente na produção de energia elétrica, sendo uma forma de monitorar e medir o desempenho do processo.

2. ENERGIA EÓLICA

Sendo utilizados a mais de 300 anos pela humanidade, os moinhos de vento, foram as primeiras formas de utilização da energia cinética dos ventos em energia mecânica. Estudos sobre a

Relacionados