Eng. Civil - Raíra
Introdução. Neste experimento, propomos e descrevemos o conceito de atrito em aulas práticas. Os resultados obtidos foram coerentes entre si, com uma pequena margem de erro, o que atribui confiabilidade à atividade. Assim, mostramos a existência de uma força que interage entre dois corpos e determinamos o coeficiente de atrito estático entre o aço e a madeira num plano inclinado, relacionando com valores encontrados em literatura.
Palavras chave: experimento, força de atrito, plano inclinado.
Coeficiente do Atrito Estático
A força de contato que atua na superfície de um corpo sempre se opõe a tendência de escorregamento ou deslizamento em relação à superfície de um plano chamada força de atrito.
Para o cálculo da força de atrito existem, além na força normal (N). dois tipos de coeficientes de atrito: coeficiente de atrito dinâmico e estático (μ), esses coeficientes dependem do material que compõe o corpo estudado. Para que tal coeficiente seja determinado, é necessário que haja um equacionamento de um corpo P em um plano inclinado.
Fat=μ.N
Para isto, foi utilizado um plano inclinado, onde os materiais foram colocados inicialmente parados sobre o plano até que em uma determinada inclinação o movimento se inicia, acrescentando massas para coletas de dados.
Lei de Hooke
A Lei de Hooke é uma lei de física que está relacionada à elasticidade de corpos e também serve para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo, sendo que tal força é igual ao deslocamento da massa partindo do seu ponto de equilíbrio multiplicada pela constante da mola ou de tal corpo que virá à sofrer tal deformação.
Na Lei de Hooke existe grande variedade de forças interagindo, e tal caracterização é um trabalho de caráter experimental. Entre essas forças que se interagem as forças “mais notáveis” são as forças elásticas, ou seja, forças que são exercidas por sistemas