ENFOQUES TEÓRICOS À APRENDIZAGEM E AO ENSINO
SKINNER
Acredita no condicionamento operante voluntário, segundo ele o comportamento é condicionado pelo ambiente, de acordo com sua teoria há o reforço positivo e negativo, e isso só é possível através do condicionamento, assim o comportamento estrutural da mente vai mudar. Ele focaliza o comportamento e aprendizagem como conseqüências dos estímulos ambientais.
CARL ROGERS
Focaliza a aprendizagem de acordo com as necessidades dos alunos, como o ambiente em que os alunos possam ter um desenvolvimento progressivo, a interatividade, a participação, e que possa ter uma relação de confiança entre aluno e professor.
VYGOTSKY
Aborda a teoria do desenvolvimento e aprendizagem através da interação social, segundo ele o bom ensino só é possível quando há uma proximidade da realidade para que haja um nível de desenvolvimento, que é o fator determinante no processo de aprendizagem.
PIAGET
Acredita que existem três estágios na vida do ser humano, e ele deu nome a estes estágios de: período sensório-motor, pré-operatório e operatório concreto.
1- Sensótio-motor Segundo ele esse estagio vai desde o nascimento até os dois anos de idade, acredita que durante os primeiros anos de vida o bebê percebe o mundo em volta dele, onde coordena as sensações junto com comportamentos motores simples, e juntando o sensorial a uma coordenação motora primária.
2- O pré-operatório Vai de 2 a 7 anos, nessa fase começa o desenvolvimento da linguagem dependendo também do desenvolvimento da inteligência.
3- Operatório concreto Vai de 7 a 12 anos, é nessa fase que a criança passa a ter a capacidade de estabelecer relações e coordenar pontos de vida diferentes.