Enfoque Bioenergético no Trabalho corporal e o câncer
1
SEGUIN, R. C; ROLAND, F. G; SAMPAIO, M. Enfoque bioenergético no trabalho corporal e o câncer.
In: CONVENÇÃO BRASIL LATINO AMÉRICA, CONGRESSO BRASILEIRO E ENCONTRO PARANAENSE DE
PSICOTERAPIAS CORPORAIS. 1., 4., 9., Foz do Iguaçu. Anais... Centro Reichiano, 2004. CD-ROM. [ISBN - 8587691-12-0]
------------------------------
ENFOQUE BIOENERGÉTICO NO TRABALHO CORPORAL E O CÂNCER
Rosemary Cristina Seguin
Francisco Galvão Roland
Marcelo Sampaio
INTRODUÇÃO
Pensando na importância da criação de um espaço de discussão sobre a psicoterapia corporal em nosso país e da constatação de que a problemática da percepção do corpo ocupa um lugar estratégico na ciência o conceito de risco psicossocial e estresse, e suas implicações no binômio, saúde-doença têm se desenvolvido de diversas maneiras.
Cada região do corpo, além de prestar-se a uma determinada função vital, pode também, representar uma zona específica de conflito energético entre o psíquico e o somático. Esses conflitos são cargas emocionais relacionadas a acontecimentos vitais do passado, os quais, se mal resolvidos, permanecem e atualizam-se, criando obstáculos à vida. Quando mobilizados, podem liberar ou distribuir energia, facilitando a consciência das circunstâncias vividas, a expressão emocional, antes contida, e a organização de um novo modo de vida psicológico e corporal. Nossas emoções e sentimentos reprimidos desde a infância ou até mesmos traumas da vida intra-uterina se estruturam no corpo formando uma couraça que, se não for liberada, pode levar à formação de doenças.
Todo o stress ocorrido durante as fases primitivas do desenvolvimento somato-emocional do indivíduo acaba por gerar, em cada organismo humano, reações energéticas específicas, que servem de base para o desenvolvimento de doenças, no futuro, desse organismo.
Frederico Navarro nos diz que as biopatias primárias, que correspondem às bases energéticas das doenças graves e geralmente "incuráveis", estariam