enfermeiro
Tatiana Glória Aparecida Otaviano
Educadora Social na Instituição Beneficente Lar de Maria – Santo André – SP, graduação em Pedagogia (2010), Centro Universitário Unia-Anhanguera, cursando pós-graduação em ARTE E EDUCAÇÃO, Faculdades Integradas Coração de Jesus – FAINC, email: tatiana_gloria@hotmail.com
Resumo
O contexto Arteterapia, é extremamente magnífico, sendo esse momento, um verdadeiro encontro com a criatividade, pois toca a sensibilidade do ser devido a facilidade que a arte permite a pessoa de ampliar seus significados internos que passam a ter um sentido maior, além de proporcionar um novo conhecimento da consciência.
Criar produções é dar forma a algo novo, pois o ato de criar faz com que a pessoa compreenda, relacione e ordene suas idéias de forma imaginária ao concreto. Quando criamos esse algo novo passa a ter vida e forma e torna-se um processo interativo ao nosso meio.
Palavras chave
Arte – Terapia – Estimulo – Pessoa
Introdução
A Arteterapia possibilita à pessoa, reconhecer-se nas imagens produzidas, estes são conhecidos como símbolos os quais retratam os conteúdos internos e desconhecidos por muitos. Esse reconhecimento se dá através do diálogo que existe entre inconsciente e consciente, sendo que esse processo proporciona a compreensão, expansão e integração da estrutura psíquica.
Constata-se um processo terapêutico que visa estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes e ampliar a consciência do sujeito sobre si e sobre sua existência, por isso é um trabalho flexível e criativo, tendo em vista as diferentes formas interventivas, sendo um processo importante no trabalho terapêutico, assim, é possível estabelecer uma modalidade terapêutica que possibilita a comunicação, especialmente através das produções artísticas, pois permiti a liberdade de expressar a autonomia criativa, ampliando o conhecimento das pessoas e proporcionado o seu desenvolvimento emocional e social.
Entende-se que os