Auditoria interna Resumo
Introdução
A auditoria interna é uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo. É o conjunto de procedimentos para conferencia de controles internos de uma organização, aferindo a qualidade e segurança dos registros.
A necessidade das empresas investirem em desenvolvimento, aprimorar seus controles, reduzir custos, tornando mais competitivos os seus produtos, faz com que necessitem de um acompanhamento fidedigno dos registros, com a ajuda da auditoria interna, monitorando e auxiliando os superiores.
Com base nisso, vamos explicar ao decorrer do trabalho, como é o processo de funcionamento da auditoria interna e seus reais benefícios para a saúde da empresa.
Foco
A auditoria Contábil focaliza prioritariamente as demonstrações financeiras, examinando e avaliando as partes componentes desses demonstrativos, bem como os procedimentos e registros, aferindo o nível de aderência à legislação e aos princípios fundamentais da contabilidade, como também às normas internas da empresa.
O auditor interno deve obter, analisar, interpretar e documentar as informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais para dar suporte aos resultados de seu trabalho.
Procedimentos
As informações que fundamentam os resultados da auditoria interna são denominadas de "evidências", que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecerem base sólida para as conclusões e recomendações.
Os procedimentos adotados na auditoria interna se constituem dos seguintes exames:
Testes de observância: Visam à obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da organização.
Testes substantivos: Visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da organização.
Com base nessas informações o