Enfermeiro
Introdução
A Norma Regulamentadora 7 (NR) estabelece diretrizes e parâmetros mínimos para avaliação e acompanhamento da audição em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados através da realização de exames audiológicos de referência e seqüenciais e através de adoção de programas que visem a prevenção da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados e a conservação da saúde auditiva dos trabalhadores.
Os benefícios podem ser tanto dos empregadores quanto dos empregados para uma implementação eficaz de um PCA. O benefício direto será a prevenção da PAIR ocupacional.
Melhorar a qualidade de vida dos empregados
Melhorar o ambiente de trabalho
Diminuir o absenteísmo
Aumentar a produtividade
Resguardar a empresa contra possíveis problemas jurídicos relativos às perdas auditivas ocupacionais.
Princípios básicos do PCA
Definição clara de objetivos
Estabelecimento de responsabilidades
Acompanhamento da avaliação de máquinas, equipamentos e monitoramento do ruído
Comprometimento de toda administração da empresa com o programa
Realização de pesquisas e estatísticas
Promover a saúde auditiva do empregado através de realização de exames audiométricos, treinamentos, campanhas e análise de casos específicos
Acompanhamento de evidências da distribuição de Equipamento de Proteção Individual (EPI)
Participação do empregado
Som e Ruído
Os nossos sentidos (olfato, paladar, visão, audição e tato) são meios através dos quais nos relacionamos e conhecemos o mundo; são pontes que nos dão acesso às coisas e ao ambiente que nos rodeia. A audição seria a capacidade de percebermos, reconhecermos e nos relacionarmos com o som.
O som é definido como qualquer perturbação vibratória em um meio elástico, originado da superposição de vários movimentos de vibração com diferentes freqüências que não apresentam relação entre si e que produza sensação auditiva.
O ruído é um dos “contaminantes” mais comuns,