sistema de gestão de base de dados
O SGBD é um conjunto de serviços (aplicações software) que permitem gerir as bases de dados, ou seja é o software responsável pelo gerenciamento (armazenamento e recuperação) dos dados no banco de dados. Isto quer dizer que: Permitir o acesso aos dados de maneira simples. Autoriza um acesso às informações a múltiplos utilizadores. Manipular os dados presentes na base de dados (inserção, supressão, modificação).
O SGBD pode decompor-se em três subsistemas:
O sistema de gestão de ficheiros: que permite o armazenamento das informações num suporte físico.
O SGBD interna: que gere a emissão das informações.
O SGBD externa: que representa a interface com o utilizador.
Sistema de gestão de base de dados tem como objectivo principal é de gerênciar o acesso e a correcta manutenção dos dados armazenados em um banco de dados.
Tudo que fazemos em um Banco de Dados passa pelo SGBD. O SGBD é o responsável por tudo, salvar dados no HD, manter em memória os dados mas cessados, disponibiliza interface para os programas e usuários esterno acessam o banco de dados. Sem o SGBD o banco de dados não funciona.
É comuns as pessoas chamarem de SGB como banco de dados, porque na verdade banco de dados é o que ele oferece ao usuário.
DESENVOLVIMENTO
O SGBD surgiu no final de 1960 com base nos primitivos sistemas de arquivos disponíveis na época, os quais não controlavam o acesso concorrente por vários usuários ou processos. Os SGBD’s evoluíram desses sistemas de arquivos de armazenamento em disco, criando novas estruturas de dados com o objectivo de armazenar informações. Com o tempo, os SGBD’s passaram a utilizar diferentes formas de representação, ou modelos de dados, para descrever a estrutura das informações contidas em seus bancos de dados. Todas as organizações, por menor que sejam, possuem quantidades cada vez maiores de dados e informações a armazenar. Todavia, a manipulação destas informações se tornou impossível de ser realizada