Enfermeiro
PROGRAMA NACIONAL DE FORMACAO EM ADMINISTRACAO PUBLICA
COORDENADORIA DE EDUCACAO ABERTA E A DISTANCIA
CURSO DE GESTAO PUBLICA E GESTAO EM SAUDE
POLO COSTA RICA
ANALISE CRITICA: O papel do Estado brasileiro na atualidade
Aluna: Julianna K. C. Silveira
Paraíso das Águas – MS
Setembro de 2013
1. Introdução
Desde o início da década de 1990 no Brasil, quando se iniciaram as privatizações de empresas públicas, que diversos estudiosos e a população em geral debatem qual deve ser o papel do Estado no Brasil, se ele deve ou não ser dono de empresas, ou se deve concentrar seus esforços na prestação de serviços públicos, como os de educação e saúde.
2. Analise Critica
Dentro das áreas econômicas e sociais, o Estado brasileiro vem trazendo, desde o inicio do século XX, um perfil de intervencionismo, mesmo com todas as mudanças ocorridas dentro da esfera publica, o papel do Estado no Brasil não deixou de interferir na esfera privada, mesmo com o grande numero de privatizações que vem ocorrendo no século atual.
O governo organizou a reforma do Estado, no começo dos anos 90, com o intuito de encontrar uma saída para a crise estatal brasileira e para a situação econômica no pais, que era grave. A implantação dessa nova forma de Estado transformou a sociedade civil em ativa, realizadora de atividades e mantenedora de itens de necessidade publica, cabendo ao Estado o incentivo e auxilio especifico quando e se necessário fosse, bem como fiscalizar e regularizar as atividades propostas pelo mesmo e realizadas pela iniciativa privada.
Essa forma de organização, sob influencia da globalização e da abertura de mercados internacionais, foi a mais interessante para que se obtivesse o sucesso das idéias político ideológicas das superpotências econômicas globais, que são as responsáveis pelo fornecimento de fundos e empréstimos mundiais. No entanto, defendendo