atps gestao do conhecimento
CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO – 1º PERÍODO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Manaus – AM
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO – 1º PERÍODO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Gestão do Conhecimento como parte da avaliação do 1º semestre de Administração na Universidade Anhanguera – Uniderp Ministrado pelo Prof. Me. Maurício Dias
.
Manaus – AM
2013
INTRODUÇÃO
Gestão do Conhecimento é a união do conhecimento pessoal com o conhecimento do meio externo, passado de uma pessoa para outra, de uma empresa para outra. “criação do conhecimento” utilizada na área de gestão organizacional. Reside em pessoas poderem se encontrar e trocar experiências com outras pessoas que tem ou trabalham com certos tipos de conhecimento, e a importância da tecnologia da informação é construir um suporte para que isso ocorra gerando novos conhecimentos para serem documentados e guardados e para serem passados aos indivíduos para que se possa cada vez mais gerar novos conhecimentos entre as pessoas, os grupos e aplicar esses conhecimentos nas organizações e na sociedade.
Atualmente o conhecimento nas empresas é tão importante, pois é por meio da criação do conhecimento organizacional que a empresa está mais preparada para se adequar as mudanças exigidas pelo ambiente. A capacidade de se criar conhecimento hoje nas instituições é uma de suas principais virtudes e é essa capacidade que garante muitas vezes a vantagem competitiva da empresa. O conhecimento também é formado pela interação e interdependência entre a entidade (indivíduos, grupos, organizações) e a estrutura (ambientes). Ambos sofrem influencia um do outro.
Takeuchi e nonaka (2008) propõem uma mescla entre a teoria de criação do conhecimento (SECI), o estudo do