enfermeira
CURSO: Enfermagem em Terapia Intensiva
ALUNA: Janaina Perini
ESTUDO CLÍNICO
01 O deve ser priorizado no exame físico? Deve ser priorizado no exame físico desta paciente a:
Ausculta principalmente cardiorrespiratória. Paciente cardiopata, com necessidade de monitorização, mas também exame físico minucioso devido apresentar-se já taquicardica, e bulhas hipofonéticas. Atentar para arritmias, sopros, murmúrios adventícios (estertores e sibilos no edema agudo), presença de secreção. Também ausculta abdominal avaliando ruídos hidroaéreos e motilidade intestinal, devido constipação.
Inspeção: avaliar edema, principalmente de membros inferiores (característica na insuficiência cardíaca congestiva), coloração da pele, presença de palidez, pele pegajosa, cianose, perfusão cutânea, presença de estase jugular, presença de esforço respiratório, uso de musculatura acessória, dispneia, inspeção do abdome, se este está distendido. Nível de consciência, se a paciente está responsiva e orientada.
Palpação: avaliar pulsos, quanto a ritmo e intensidade, avaliar abdome.
02 Quais parâmetros dos exames laboratoriais devem ser observados? Qual a correlação com a patologia? Os exames laboratoriais apresentaram: Creatinina de 2.5mg/dl, sendo que o valor normal para mulheres é de 0,6 a 1,2mg/dl, ela é um marcador da função renal, está totalmente ligada ao metabolismo muscular, como sua excreção acontece pelos rins, seu aumento na corrente sanguínea mostra um problema com função renal. Também apresenta Ureia de 70mg/dl, sendo que seus valores normais são de 15 a 45mg/dl, está é um produto da destruição de proteínas, onde sua excreção ocorre principalmente pelos rins, sendo também um parâmetro para função renal. A paciente do estudo esta apresentando edema e estava com redução do volume urinário, além disso, agravando a mesma não seguia sua restrição hídrica e sua dieta hipossódica. Como a função renal está diretamente ligada a função cardíaca,