Enfermeira
Cardiotoxicidade
São Paulo, 20 março de 2008
O coração é um órgão oco e musculoso, que localiza-se anatomicamente um pouco a esquerda do centro do tórax, no sentido antero- posterior, sendo que o ápice do coração é acentuadamente deslocado para esquerda.
A sua função é bombear o sangue para os tecidos, suprindo-os com oxigênio e outros nutrientes e, ao mesmo tempo remover o dióxido de carbono e outros restos metabólicos.
Existem duas bombas dentro do coração, localizadas à esquerda e à direita. O débito do lado direito é distribuído para os pulmões, enquanto que o débito do lado esquerdo é distribuído para o restante do corpo através da aorta. Essas duas bombas ejetam sangue ao mesmo tempo e aproximadamente na mesma velocidade de débito.
1. Anatomia do coração:
O coração é formado por três camadas:
Endocárdio: camada fina e interna do endotélio;
Miocárdio: camada intermediária, é o músculo cardíaco;
Epicárdio: é a membrana fina que recobre o coração
O pericárdio é uma membrana dupla, rija que protege a superfície do coração. O espaço entre o pericárdio e o epicárdio é preenchido por uma pequena quantidade de líquido que lubrifica a superfície, reduzindo o atrito quando o coração contrai.
As fibras musculares cardíacas estão dispostas de maneira entrecruzada, de modo a poderem se contrair e relaxar de modo coordenado.
O coração é composto por dois átrios (direito e esquerdo), cuja função é a de receber o sangue que chega das veias, e dois ventrículos (direito e esquerdo), que ejetam o sangue para dentro das artérias.
O coração possui quatro válvulas que asseguram o funcinamento do coração e o modo unidrecional na qual o sangue se desloca. As válvulas além de determinarem o sentido do fluxo sanguíneo, evitam o retrocesso