ENFERMEIRA
Juliana¹ Lucilene²
RESUMO
O aleitamento materno é mais que nutrir um bebê, pois envolve fatores fisiológicos, ambientais e emocionais é recomendado pelo Ministério da Saúde para garantir a saúde da criança e da mulher. O MS tem concedido o título de “Hospital Amigo da Criança”, para hospitais que se transformarem em referência na promoção do aleitamento materno. Avaliação da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno em um hospital de São Paulo. Estudo quantitativo, descritivo, realizado num hospital filantrópico, com 80 puérperas com mais de 24 horas pós-parto e 20 funcionários da equipe de enfermagem, os dados foram obtidos em dezembro de 2010 atraves de entrevista estruturada. O hospital apresentou práticas facilitadoras da amamentação. Mas para atingir o cumprimento dos “dez passos”, faz-se necessária sensibilização dos profissionais sobre a importância dessas ações, bem como o empenho dos mesmos para executá-las no cotidiano dos serviços de saúde.
Descritores: Aleitamento Materno, Programas Governamentais, Enfermagem.
__________________________________________________________________________________________
1 Graduando do 7º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade de Santo Amaro. São Paulo, SP.
2 Mestre em Saúde Materno Infantil UNISA. Especialização em Obstetrícia pela USP e Administração Hospitalar pela São Camilo, Docente da Faculdade de Enfermagem.
1. INTRODUÇÃO
O aleitamento materno é um processo que envolve fatores fisiológicos, ambientais e emocionais, pois amamentar é muito mais que nutrir a criança. È um processo que envolve interação entre mãe e filho, com repercussão no estado nutricional da criança, em