enfermagens
Padilha et al (2010) afirma que a TNE consiste em um procedimento terapêutico para a manutenção e recuperação do estado nutricional. Observe – se ainda que a administração de dieta especializada por meio de sondas com posicionamento gástrico, entérico ou via estomas (CINTRA, NISHIDE e NUNES, 2011; PADILHA et al., 2010).
No que concerne à terapia nutricional, Cintra et al (2011), destaca – se:
A nutrição enteral deve ser a primeira escolha terapêutica, já que evita a translocação bacteriana apresenta menor custo, é um método mais próximo do fisiológico e apresenta baixa probabilidade de contaminação. A TNE faz parte da rotina de tratamento intensivo em pacientes impossibilitados de utilizar a via oral para alimentação que possam utilizar o trato gastrintestinal (TGI). O uso da nutrição enteral (NE) está associado à redução no numero de complicações infecciosas, manutenção da integridade da barreira mucosa intestinal e redução da translocação bacteriana (WEISSMAN C, 1999). Ressalta – se ainda que a TNE consiste em um procedimento terapêutico para a manutenção e recuperação do estado nutricional (PADILHA et al., 2010). Refere-se à administração de dieta especializada por meio de sondas com posicionamento gástrico, entérico ou via estomas (CINTRA, NISHIDE e NUNES, 2011; PADILHA et al., 2010). Ainda em conformidade com que condiz Cintra et al, (2011), a nutrição enteral deve ser a primeira escolha terapêutica, já enunciado anteriormente, que evita a translocação bacteriana, apresenta menor custo, é um método mais próximo do fisiológico e apresenta baixa probabilidade de contaminação.
Conforme mostra o Quadro 1, as indicações mais freqüentes para uso de sonda em crianças com câncer em situação grave contra - indicam a via enteral nesses pacientes. Essas, normalmente, são temporárias, mas necessitam ser identificadas rapidamente para prevenir o agravo nutricional, que pode ocorrer por ocasião de jejuns prolongados (Sacks N, 1997;