Enfermagem
O ambiente terapêutico é o que ajuda o paciente a melhorar, a aprender a recuperar a saúde. É uma atmosfera na qual o indivíduo se vê reforçado na percepção de si mesmo como pessoa de estima.
O ambiente terapêutico pode ser caracterizado por vários fatores: físicos e psicossociais de uma unidade, que ajudam o cliente a melhor aprender e a recobrar a saúde. É aquele que possibilita uma atmosfera em que o paciente é capaz de resolver problemas e tomar decisões.
COMPONENTES FÍSICOS
Os fatores físicos do meio ambiente são de importância básica para a percepção e ajustamento do cliente, uma vez que a primeira impressão que tem da unidade e do ambiente hospitalar, que passará a ser sua moradia, por alguns ou muitos dias, é o que fica gravado na mente do paciente.
Estrutura Física: independe do tamanho de construção, do tipo de paciente ou modalidades de atendimento,a estrutura física da unidade terapêutica deve atender as exigências indispensáveis à saúde e as necessidades de espaço em seu meio ambiente.
Condições Atmosféricas: os fatores relacionados ás condições atmosféricas que influem na saúde são: temperatura, umidade, movimento, ar e ventilação.
A influência destas condições na termo-regulação do homem é de importância vital.
A temperatura essencial ao conforto é em torno de 21 graus Celsius. As acima de 27 graus podem conduzir ao calor excessivo, predispondo o indivíduo á sudorese e ao desconforto físico.
O aumento da temperatura ambiente acelera o pulso, dá vaso dilatação e conseqüentemente leva maior quantidade de sangue para a periferia com a finalidade de irradiar calor.
UMIDADE: Exerce ação decisiva na comodidade.
A umidade de 40 a 60% é considerada a mais indicada nos hospitais. Quando alta, diminui a evaporação da transpiração predispondo ao cansaço e intensificando as sensações de frio e calor. Já a umidade baixa, exige uma temperatura ambiente mais acelerada do que necessária.
Só em situações