O homem é um ser histórico
Cada geração assimila a herança cultural de seus antepassados e assim estabelece projetos de mudanças, desde modo o presente não se esgota na ação que é realizada,mas adquire sentido no passado pelo futuro almejado.
Lembra-se do passado não é um ato de saudosismo o passado não esta morto; é nele que esta as raízes do tempo presente,e compreendendo o passado que se pode dar sentido ao presente construindo assim o futuro.
Reconstruir o passado não tarefa fácil, pois nem sempre a historia é contada tal como ocorreu, pois cada vez que a historia é recontada pode sofre mudanças e dependendo da visão de quem a narra.
Como nas comunidades tribais: com a educação difusa onde o aprendizado se dava através da oralidade e é transmitida de geração a geração, suas crenças são míticas e suas narrativa fabulosas referente a deuses e espíritos que simbolicamente encorparam as forças da natureza entre outras.
A repetição dos comportamentos são a forma que as comunidades tribais usam para educar as crianças que através da imitação aprende com os mais velhos do grupo as criança aprendem e se prepara para a vida sem que alguém esteja incumbido de ensinar.
E assim o homem é resultado de um processo onde ele constrói sua cultura e a si próprio através de suas ações e interação com meio em que vive, por isso não existe um modelo universal de natureza humana que seja imutável por que o homem se constrói de suas relações e sofre mudanças no decorrer do