Enfermagem
Conceito
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Foi criada pelo Ministério da Saúde mediante a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 4 de março de 2008 (BRASIL, 2009).
Tipos de NASF
NASF 1: composto por no mínimo cinco profissionais com formação universitária, entre os seguintes: psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ginecologista, profissional da educação física, médico homeopata, nutricionista, médico acupunturista, médico pediatra, médico psiquiatra e terapeuta ocupacional. NASF 2: deverá ter no mínimo três profissionais, entre os seguintes: psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, profissional da educação física, nutricionista e terapeuta ocupacional; e se vincular a no mínimo três equipes de SF.
Áreas do NASF
Saúde
da criança/do adolescente e do jovem; Saúde mental; Reabilitação/saúde integral da pessoa idosa; Alimentação e nutrição; Serviço social; Saúde da mulher; Assistência farmacêutica; Atividade física/ práticas corporais; Práticas integrativas e complementares.
Atuação do NASF
Ações
intersetoriais e interdisciplinares; Promover mudanças de atitude e na atuação nos profissionais do NASF e da SF; Promoção, prevenção, reabilitação da saúde e cura; Humanização de serviços; Educação permanente; Promoção da integralidade; Organização territorial dos serviços de saúde.
Missão
Conhecimento;
Gestão
das Equipes; Coordenação do Cuidado.
ESB (Equipes de Saúde Bucal)
Modalidade I: Composta por no mínimo 1 cirurgião dentista e 1 auxiliar de consultório dentário;
Modalidade II: Composta por no mínimo 1 cirurgião dentista, 1 auxiliar de consultório dentário e 1 técnico de higiene dental.
Competências comuns a ESB