Enfermagem
Para a realização de uma cirurgia é necessária uma série de preparos e rituais que irão auxiliar e facilitar nos procedimentos, assim evitando possível infecção.
Ritual “Conjunto de práticas consagradas pelo uso e/ou por normas, e que devem ser observadas de forma invariável em ocasiões determinadas; cerimonial, ética”
Rituais do Centro Cirúrgico são as rotinas e procedimentos que executados pela equipe cirúrgica (enfermagem, cirurgiões, anestesistas) para garantir a qualidade e manutenção da esterilidade do procedimento cirúrgico independente do tipo de cirurgia a ser realizada.
Portanto existem certos rituais comuns a todas as cirurgias. São eles:
MÉTODO RAZÕES E PONTOS IMPORTANTES
Receber o cliente ao chegar no Centro Cirúrgico e encaminhá-lo para a sala cirúrgica. Para que o cliente esteja familiarizado ao ambiente que estará inserido e para iniciar os rituais do Centro Cirúrgico.
Manter diálogo e orientá-lo a cada passo do procedimento. Procurando acalmá-lo deixando falar de suas ansiedades.
Nivelar a altura da mesa cirúrgica com a altura da maca e encoste a maca paralelamente à mesa cirúrgica, lembrando de fixá-la. Para facilitar a transferência do cliente e prevenir quedas, evitando que a mesa se desloque.
Auxiliar o cliente na transferência para a mesa cirúrgica. Colocar em posição decúbito dorsal (DD) confortável, cuidando sempre para não descobri-lo.
Auxiliar na transferência de soros e sondas quando presentes
Puncionar veia calibrosa Evitar tracionar sondas e equipos de soro, prevenindo também a perda do acesso venoso.
Para manter acesso venoso permeável para administração de medicações.
Colocar o lenço na cabeça do cliente, cobrindo todo o couro cabeludo. Facilitando visibilidade de áreas de punção (jugulares), evitando que