Enfermagem
1- ASPECTOS HISTÓRIOS * Os doentes eram cuidados em casa; * A doença como “castigo de Deus”; * O misticismo na cura das doenças; * Florence. * Administração de hospitais a base de ordens religiosas e beneficentes; * A medicina do século XIX volta-se para a método experimental sistemático; * A doença passa a ser vista de forma mais ampliada com abordagem científica; * Surge a medicina moderna: arte do curar;
A partir do séc. XX, houve aumento significativo no número de hospitais, associado a criação das escolas de medicina e Institutos de Previdência.
2- LOCAIS E SERVIÇOS DE SAÚDE
* ESF (Estratégia Saúde da Familia) * CAPS ( Centro de Atenção Psico-social) * HOME CARE * CLÍNICA DE ENFERMAGEM (FERIDAS * BLH ( Banco de leite Humano) * SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgencia) * HOSPITAIS.
3- FINALIDADES DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM - Hospital * Prestar assistência aos pacientes, realizando todas as atividades específicas de enfermagem * Colaborar no tratamento dos pacientes e realizar as prescrições médicas; * Definir as atribuições do pessoal de enfermagem, bem como desenvolver programas de educação sem saúde para doentes, familiares e funcionários; * Manter elevado padrão da profissão mediante o planejamento da assistência; * Colaborar com as escolas de enfermagem e outras instituições na formação profissional dos discentes.
4- CONCEITOS DE HOSPITAL
O Hospital segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS: “é o elemento de uma organização de caráter médico e social cuja função consiste em assegurar assistência médica completa curativa e preventiva à população e cujos serviços se irradiam até a célula familiar considerada em seu meio; é um centro de medicina e de pesquisa biossocial” Podemos dizer que, é uma instituição que faz parte da rede de serviços de atendimento à saúde, devidamente equipada com infra-estrutura