Enfermagem
DEPRESSÃO NOS UNIVERSITÁRIOS ADOLESCENTES DA UNIFEV.
UNIFEV-CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA
MAIO/2011
THALITTA DE FÁTIMA GARCIA BRAMBILLA – ENFERMAGEM
DEPRESSÃO NOS UNIVERSITÁRIOS ADOLESCENTES DA UNIFEV.
Pesquisa apresentada ao curso de Enfermagem da UNIFEV, como trabalho de aproveitamento da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa, sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Catanozi.
UNIFEV-CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA
MAIO/2011
AGRADECIMENTOS
Agradeço o professor pelos ensinamentos, toda atenção, disponibilidade em ler e receber os trabalhos, dando assim muita contribuição e muito carinho em estar me ensinando, orientando para chegar à realização deste trabalho.
A todos os adolescentes participantes deste trabalho, e pelo suporte a pesquisa realizada.
Aos demais que de alguma forma contribuíram na elaboração deste trabalho.
“A preocupação deveria levar-nos à ação e não à depressão”
(Karen Horney).
RESUMO
A adolescência é um período caracterizado por diversas mudanças físicas e psicológicas e também é um período que pode favorecer o desencadeamento de uma série de transtornos psiquiátricos, dentre os quais, os transtornos depressivos.
Atualmente, a depressão na adolescência é considerada comum, debilitante e recorrente, envolvendo um alto grau de morbidade e mortalidade, representando um sério problema de saúde pública, mesmo sendo bastante recente o interesse científico pela depressão neste período da vida.
Este estudo buscou uma revisão na bibliografia existente sobre o tema depressão com enfoque na adolescência, objetivando uma maior elucidação sobre o quadro clínico, evolução, comorbidade e comportamento dos adolescentes acometidos por essa patologia.
Foram realizados vários estudos bibliográficos com o interesse de apontar as inúmeras conseqüências que a depressão causa no adolescente.
Estudos mostram que algumas pessoas são mais suscetíveis à depressão que