Enfermagem
CLASSIFICAÇÃO E CONDUTA= •
ABORTAMENTO ESPONTÂNEO: é a perda involuntária da gestação. Conduta: •
AMEAÇA DE ABORTAMENTO: é a ocorrência de sangramento uterino com a cérvix fechada sem eliminação de tecidos ovulares. Conduta: Não existe indicação de internação hospitalar, a mulher deve ser orientada para ficar em repouso, utilizar analgésico se apresentar dor, evitar relações sexuais durante a perda sanguínea, e retornar ao atendimento de pré-natal.
ABORTAMENTO COMPLETO: quando a totalidade do conteúdo uterino foi eliminada.Conduta:A conduta nesse caso e de observação, com atenção ao sangramento e/ou a infecção uterina.
ABORTAMENTO INCOMPLETO: quando apenas parte do conteúdo uterino foi eliminado. Conduta: menos de 12 semanas, pelo tamanho uterino, indica-se a aspiração manual intrauterina (AMIU), por ser mais segura e permitir o esvaziamento mais rápido. Quando não for possível empregar essa técnica, realiza-se a curetagem uterina. Caso haja suspeita de restos ovulares ou placentários remanescentes, realiza-se a curetagem uterina. Também é importante avaliar a perda sanguínea e, se extremamente necessário, far-se-á transfusão sanguínea.
ABORTAMENTO INEVITÁVEL: quando há sangramento e dilatação cervical, mas ainda não ocorreu eliminação de conteúdo uterino. Conduta: menos de 12 semanas, pelo tamanho uterino, indica-se a aspiração manual intrauterina (AMIU), por ser mais segura e permitir