Enfermagem
Os dependentes químicos são atualmente tratados no Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS/AD), localizado na Avenida Castelo Branco, Centro de Vila Velha. A forma de ingresso acontece por meio do acolhimento, que acontece às terças, quartas e quintas às 13h30.
Oferece atendimento aos dependentes de álcool e outras drogas, com equipe multiprofissional com psicólogo, assistente social, enfermeiros e médicos. Não atende crianças, só maiores de 12 anos e também não há internação.
Os atendimentos englobam as consultas realizadas pelos psiquiatras, pelos psicólogos, pelos assistentes sociais, pelos grupos terapêuticos e pela atenção diária. A maior parte tem problema com álcool, maconha e crack. O CAPSad é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado: intensivo (diariamente), semi-intensivo (de duas a três vezes por semana) e não-intensivo (até três vezes por mês).
É um serviço ambulatorial territorializado que integra uma rede de atenção em substituição à “internação psiquiátrica", e que tem como princípio a reinserção social. Realiza ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes.
O serviço do CAPS é a porta de entrada do paciente dependente de álcool e drogas no Sistema Único de Saúde. É importante ressaltar que apenas são atendidos os pacientes que buscam ajuda, já que o tratamento é aberto, isto é, não há internação ou qualquer outro procedimento contra a vontade do dependente.
Para participar é preciso telefonar ou ir até uma unidade do CAPS e acompanhar uma reunião no grupo de acolhimento, durante este primeiro contato o paciente obtêm informações sobre como funciona o CAPS e que tipo de atendimento é prestado. Caso decida participar,