enfermagem
Rio de Janeiro
2014
Fabíola da Costa Santos
Proposta de implementação do protocolo de úlcera por pressão em uma Instituição de Longa Permanência no município de Cabo Frio
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Saúde do Idoso, a Universidade Aberta do SUS.
Orientadora: Liziene de Souza Arruda
Introdução: A úlcera por pressão é uma lesão localizada da pele e/ou tecido subjacente, geralmente sobre uma proeminência óssea. Sua prevenção é considerada necessária para garantir uma melhor recuperação funcional dos pacientes, principalmente em idade mais avançada e com restrição ao leito. Situação problema: A Instituição de longa Permanência para Idosos Lar da Cidinha não tem protocolo de prevenção de úlcera por pressão em idosos institucionalizados Justificativa: A úlcera por pressão pode acarretar o aumento dos gastos no cuidado, e com isso diminuir a qualidade de vida do idoso institucionalizado. Objetivo geral: Propor a implementação do protocolo de úlcera por pressão na instituição de longa permanência Lar da Cidinha, a fim de minimizar a ocorrência de úlcera por pressão em idosos acamados. Metodologia: Como metodologia será utilizada o plano de intervenção que propõe implementar o protocolo de prevenção de úlcera por pressão na Instituição Filantrópica de Longa Permanência para Idosos Lar da Cidinha Resultados esperados: Espera-se que este projeto possa sensibilizar os profissionais de saúde na adoção e conscientização do uso do protocolo de úlcera por pressão, a fim de melhorar a qualidade e segurança dos idosos acamados que vivem no Lar da Cidinha.
Descritores: Úlcera por pressão; Segurança do paciente; Idoso
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO