Enfermagem
do
Cuidar III
Definição
Iatrogenia refere-se a um estado de doença, efeitos adversos ou complicações causadas por ou resultantes do tratamento médico. Contudo, o termo deriva do grego iatros (médico, curandeiro) e genia (origem, causa),1 pelo que pode aplicar-se tanto a efeitos bons ou maus.
Em farmacologia, o termo iatrogenia refere-se a doenças ou alterações patológicas criadas por efeitos colaterais dos medicamentos. De um ponto de vista sociológico, a iatrogenia pode ser clínica, social ou cultural. Embora seja usada geralmente para se referir às consequências de ações danosas dos médicos, pode igualmente ser resultado das ações de outros profissionais não médicos, tais como psicólogos, terapeutas, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, etc. Além disso, doença ou morte iatrogênica não se restringe à medicina Ocidental: medicinas alternativas também pode ser uma fonte de iatrogenia, de acordo com a origem do termo.
Cuidados de Enfermagem
Os profissionais de saúde, como quaisquer seres humanos, são falíveis, capazes de cometer erros; são humanos e não divinos. No entanto, como estes erros envolvem o bem estar, a integridade ou a vida de outra pessoa, à ótica social e humana, tal prejuízo é contestado.
O nosso quotidiano nos mostra que este erro iatrogênico não representa uma raridade desaparecida. É uma situação presente e relativamente frequente no processo de cuidar. É a sombra que nos aflige e instiga, nos persegue e impulsiona, nos aterroriza e nos mobiliza, e de quem avidamente tentamos escapar. Por mais desencorajadora e desagradável que possa parecer ser, por mais ardilosa e assustadora que se mostre mais nos desafia e nos seduz a encontrar mecanismos de proteção e superação.
A iatrogenia do cuidado somente não é identificada com maior frequência, pela capacidade e astúcia de alguns profissionais em se protegerem, se solidarizarem e mascararem tais situações - solidariedade orgânica