ENFERMAGEM
EQUIPE DE ENFERMAGEM
Aluna:Elielza Costa Pires
Turma:02
Marituba
2013
INTRODUCÃO
A enfermagem é uma profissão que tem o maior contato com o paciente, lidando sempre com a vida, doença e morte. A equipe de enfermagem possui um alto grau de envolvimento com o paciente, desencadeando estados de ansiedade.
Tensão física e mental. Estes estados, adicionados às más condições de trabalho.
Podem refletir negativamente nas ações prestadas pela equipe ao paciente
O Ministério da Saúde propõe uma política de humanização da
Assistência hospitalar que visa atender as necessidades bio-psico-sociais dos
Trabalhadores que atuam nesse meio e também as necessidades dos usuários
Dos serviços hospitalares. O Ministério da Saúde acredita que a humanização do ambiente de trabalho possa refletir uma melhora do atendimento da equipe aos usuários.
É importante cuidar dos trabalhadores de enfermagem, pois estes se encontram na base da assistência prestada ao paciente. As estatísticas revelam o aparecimento de doenças ocupacionais em nível físico e emocional nos trabalhadores de enfermagem e a maioria dos problemas de saúde que estes apresentam estão relacionados ao ambiente e às relações ali estabelecidas.
Desenvolvimento
Ambiente hospitalar
O ser humano, em seu espaço, desenvolve suas ações da mesma forma quando está em ambiente de trabalho ou lazer. O ambiente abriga as necessidades, expectativas e desejos, onde recebe estímulos e reage a eles, ocorrendo uma apropriação e ambientalização do espaço em que o usuário o modifica e humaniza-o. Humanizar estes espaços significa adequá-los aos que se utilizam dele O ambiente para o trabalhador de enfermagem é conceituado como espaço de relações humanas onde as condições e estilos de vida aparecem tanto na abrangência familiar, de trabalho quanto na comunidade em geral, podendo