Enfermagem
TRICOTOMIA
PROF. PRISCILA CRISTINA OLIVEIRA ZIGNANI PIMENTEL
TRICOTOMIA
É a retirada de pêlos através da raspagem da pele ou do couro cabeludo
Quando utilizada, tem a finalidade de limpar e reduzir o numero de microorganismos na pele do paciente.
TRICOTOMIA
A maioria das instituições hospitalares ainda utiliza a tricotomia e, cada uma possui uma “política própria” em relação a esse procedimento, hoje questionado pelas autoridades do controle de infecção.
TRICOTOMIA
INDICAÇÕES: Preparo para cirurgias; Preparo para exames especializados ; Preparo pré-parto; Antes de instalar venoclise, em áreas de grande pilosidade.
A tricotomia deve ser realizada essencialmente na área delimitada no máximo 2 horas antes do procedimento.
TRICOTOMIA
FINALIDADES: Reduzir a probabilidade de infecções (questionável?); Facilitar a manipulação e visualização da área a ser trabalhada.
TRICOTOMIA
OBSERVAÇÕES: Em áreas de grande pilosidade, pode-se cortar com uma tesoura o excesso de pêlo antes de iniciar a tricotomia; Evitar arranhaduras na pele; Após a tricotomia da área operatória, recomenda-se a aplicação de anti-séptico
TRICOTOMIA
OBSERVAÇÕES: Examinar as condições da pele na área a ser tricotomizada, antes de iniciar o procedimento presença de coceiras, lacerações e abrasões podem levar ao adiamento da cirurgia.
•
PROCEDIMENTO
MATERIAL: - Bandeja com: aparelho para tricotomia, lâminas descartáveis, gazes, luvas de procedimento, sabão líquido, cuba rim ou bacia, biombos.
PROCEDIMENTO
Lavar as mãos; Reunir o material na bandeja e levá-lo à unidade, colocando-a sobre a mesa de cabeceira do paciente; Explicar o procedimento e a finalidade; Proteger a unidade com biombos; Colocar o paciente em posição confortável,expondo apenas a região a ser preparada;
PROCEDIMENTO
Montar o aparelho de