enfermagem
1 – O que significa dizer que as bactérias são ubíquas?
As bactérias são ubíquas, ou seja, estão presentes em todos os lugares: na terra, no ar, na água, em lugares supostamente inacessíveis, dentro de nossas casas e inclusive residem no nosso organismo.
2 – Dê exemplos da importância das bactérias para o meio ambiente.
Bactérias decompositoras e saprófitas, juntamente com os fungos, são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica oriunda de organismos mortos e resíduos, como fezes e urina, transformando-a em moléculas de composição mais simples: papel essencial para que os ciclos do nitrogênio e oxigênio sejam desempenhados. Cianobactérias, ainda, podem se associar a fungos, formando liquens. Estes, além de bioindicadores da qualidade ambiental, criam condições para que novas espécies colonizem determinados ambientes, podem fixar nitrogênio e, ainda, serem utilizados na fabricação de corantes.
3 – Como as bactérias que vivem em simbiose conosco podem auxiliar nosso organismo?
Elas desempenham diversas funções: proteger o organismo contra bactérias invasivas e evitar doenças. Levar informações para que as células possam agir em um eventual ataque. Manter a flora da boca, pele, esôfago, dentre outros órgãos.
4 – Todos os seres vivos reagem ao ambiente, dê um exemplo de como as bactérias podem reagir a estímulos ambientais.
Quimiotaxia
Dependendo dos ambientes podem facilitar no crescimento,reprodução das bactérias.
5 – O que é o cromossomo bacteriano? E o plasmídeo?
O cromossomo bacteriano é constituído por uma molécula circular de DNA, que fica mergulhada no líquido citoplasmático. A região onde se concentra o cromossomo é chamada nucleóide.O cromossomo contém genes necessários ao crescimento e à reprodução da bactéria. As informações genéticas são traduzidas em moléculas de proteínas que constituem as diversas partes da célula e controlam o funcionamento celular, atuando como enzimas.Plasmídios .Além