barroco
O barroco também chamado de seiscentismos é, uma escola literária ou movimento literário que teve início no ano de 1580 e termino em 1756. O movimento barraco teve seu iniciado na Espanha e depois foi introduzido em Portugal, trazendo consigo grande mudanças. Logo depois da Reforma Protestante onde a igreja católica teve seus dogmas questionados, a igreja precisa recuperar sua força. E para isso surgiu a contrarreforma que foi uma resposta, para a Reforma Protestante a igreja ganha força novamente. E houve divisão entre os estados, pois tinha aqueles que estavam contra a igreja e outros que estavam a favor.
O barraco tenta conciliar ideias contrarias que, regiam aquele século como por exemplo a visão medieval de base teocêntrica com as ideologias renascentista que eram de base antropocêntrica: Deus x Homem e Corpo x Almas essa característica leva o nome de Dualismo. Esse contraste de ideias também parece na arte barroca o feio junto e belo, as linhas tortas o jogo do claro com o escuro entre outra coisas.
Não podemos falar em barraco e esquecer do seu principal representante Padre Antonino Viera. Nasceu em 1608 em Lisboa e ainda quando criança foi trazido para o Brasil e morre em salvador em 1697. Se tornou muito conhecido por causa dos seus polêmicos sermões um deles, se chama Sermão da Sexagésima nesse sermão ele faz uma crítica para aqueles que pregam a palavra de forma vazia para Viera, a função do pregador e sementar a palavra e garanti que ela deem frutos. Mas depois de algum tempo Padre Antônio Viera chega à conclusão, que se palavra não der fruto o pregador é o único culpado.
Falar do barraco é falar de contrarreforma, é falar de contraste e conflitos de ideias, é falar do belo –feio, e falar de Padre Antônio Viera entre outros representes, afinal esse é barraco um arte marcada com grandes mudanças.
.