enfermagem
O SUS com um pouco mais de duas décadas de existência, tem sido capaz de estruturar e consolidar um sistema publica de saúde de enorme relevância e que apresenta resultados inquestionáveis para a população brasileira.
Pelos resultados alcançados são inegáveis os avanços do SUS, mas percebemos problemas a serem enfrentados para consolidá-lo como um sistema publico universal que possam prestar serviço de qualidade a toda população brasileira.
Os brasileiros passaram a ter um sistema de saúde absolutamente inclusivo, que não discrimina credo, cor de pele, inclinação política, orientação sexual ou poder aquisitivo. Hoje, cerca de 140 milhões de pessoas (70% da população brasileira) dependem exclusivamente do SUS como o seu único acesso aos serviços de saúde.
No entanto temos problemas que podem ser agrupados em torno de grandes desafios a superar:
• Desafio da universalização
• Desafio do financiamento
• Desafio do modelo institucional
• Desafio do modelo de atenção à saúde
• Desafio da gestão do trabalho no SUS
• Desafio da participação social
O primeiro desafio é o da universalização que nada mais é que, o direito a saúde universal e gratuita financiadas com os recursos provenientes dos orçamentos da união, dos estados do distrito federal e dos municípios conforme rege o artigo 195 da constituição. A universalidade não é apenas um elemento da atenção de um Estado assistencialista, mas um valor a ser fortalecido e defendido como um projeto emancipatório de sociedade. É nessa perspectiva que a idéia de uma construção social da universalidade permite a sua 'desnaturalização' e a valorização de suas dimensões histórica, política e cultural.
Desafio do financiamento O SUS ainda é um projeto em construção. Um projeto dos mais ambiciosos, pois, num país com as características e as peculiaridades que todos conhecemos, é enorme a complexidade da situação da saúde e de um sistema criado para