Enfermagem
O que esta por trás do processo do tratamento de um paciente? Neste texto iremos abordar elementos fundamentais de como deve ser o trabalho dos profissionais de saúde, tal como: anamnese, arrumação de leito, sinais vitais, banho de leito, posição do paciente, lavagem das mãos e como deve ser o quarto de um paciente segundo as normas da ANVISA.
Anamnese
A palavra anamnese origina-se de aná= trazer de novo e mnesis=memória. Significa, portanto, trazer de volta á mente todos os fatos relacionados á doenças e a pessoa doente.
De início, deve ser ressaltado que a anamnese é a parte mais importante da medicina, porque ela é o núcleo em torno do qual se desenvolve a relação médico-paciente. Anamnese bem feita acompanha-se de decisões, diagnósticos e terapêuticos corretos. Anamnese mal feita desencadeia uma série de consequências negativas, não adiantando querer compensar as deficiências ali originadas com a realização de exames complementares, por mais sofisticados que sejam, agravando o quadro, pois exames mal solicitados quase sempre desnorteiam o médico, ao invés de apontar-lhe o caminho correto.
Escolher os exames adequados, entre tantos disponíveis, é fruto de um raciocínio crítico apoiado quase inteiramente na anamnese.
Em essência, a anamnese é uma entrevista, e o instrumento de que nos valemos é a palavra falada. Em situações especiais (pacientes mudos, por exemplo), os dados da anamnese podem ser colhidos por meio de gestos e da palavra escrita.
Pode-se pensar que fazer uma anamnese é simples igual a conversar com o paciente – a reconstituição dos fatos e dos acontecimentos direta ou indiretamente relacionados com uma situação anormal na vida do paciente.
A anamnese pode ser conduzida de duas maneiras:
1º. Deixando o paciente relatar livre e espontaneamente suas queixas, sem qualquer interferência do médico, que se limita a ouvi-lo.
2ºA outra maneira, que pode denominar-se anamnese dirigida, o