Enfermagem
Marilei Bressani de Carvalho
(1)
; Leopoldo Sussumu Matsumoto
(2)
(1)
Escola Estadual Sagrada Família – Siqueira Campos -
(2)
Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel
Resumo
A gravidez precoce, a desinformação sobre a sexualidade e o despreparo das adolescentes é em parte a razão da evasão escolar, estudos demonstram que existe uma diversidade de outros fatores associados à gravidez na adolescência, tais como fatores individuais, familiares e extra-familiares, nestes últimos pode incluir-se a escola. O nosso trabalho teve como objetivo levantar dados sobre a evasão escolar decorrente da gravidez precoce. A pesquisa foi realizada com jovens entre 12 a 17 anos e adolescentes grávidas, através de um questionário semi estruturado, com a participação espontânea dos entrevistados. Os resultados demonstraram que os jovens estão cada vez mais precoces quanto à iniciação sexual, aos 12 anos tanto nos meninos (62%) quanto meninas (48%), e ainda o despreparado quanto ao conhecimento da sexualidade, isto pode estar em parte ligada à falta de diálogo com os pais, estes apresentam dificuldades na abordagem do tema, deixando para a escola as primeiras informações. Tal fato leva também o desconhecimento dos métodos contraceptivos, levando a gravidez indesejada. Foi observado alto índice de abandono escolar, onde 59% das adolescentes grávidas estão fora da escola.
Podemos concluir que a gravidez na adolescência leva na sua grande maioria a evasão escolar, não só da adolescente como o pai da criança, que em muitos tem que trabalhar para sustentar a família.
Palavras-chave: Gravidez, Sexualidade, AdolescentesAbstract
Early pregnancy, misinformation about sexuality and the unpreparedness of adolescents is in part the reason for school dropout, studies show that exist a variety of others associated factors to pregnancy in