enfermagem
Funções:
*destina-se ao aproveitamento pelo organismo, de substâncias estranhas ditas alimentares, que asseguram a manutenção de seus processos vitais.
* transformação mecânica e químicas das macromoléculas alimentares ingeridas (proteínas, carboidratos, etc.) em moléculas de tamanhos e formas adequadas para serem absorvidas no intestino.
* transporte de alimentos digeridos, água e sais minerais de luz intestinal para os capilares sanguíneos da mucosa do intestino.
*eliminação de resíduos alimentares não digeridos e não absorvidos juntamente com restos de células descamadas da parte do trato gastrointestinal e substâncias secretadas na luz do intestino.
Mastigação: desintegração parcial dos alimentos, processo mecânico e químico.
Deglutição: condução dos alimentos através da faringe para o esôfago.
Ingestão: introdução do alimento no estômago.
Digestão: desdobramento do alimento em moléculas mais simples.
Absorção: processo realizado pelos intestinos.
Defecação: eliminação das substâncias não digeridas no trato gastrointestinal.
O trato gastrointestinal apresenta diversos segmentos que sucessivamente são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso.
Órgãos anexos: glândulas parótidas,submandibulares, sublinguais, fígado, pâncreas.
Boca: é onde o alimento é ingerido e preparado para a digestão no estômago e intestino delgado.
Dentes: são estruturas cômicas, duras, fixadas nos alvéolos da mandíbula e maxila que são usados na mastigação e na assistência à fala.
Língua: é o principal órgão do sentido do gosto e um importante órgão de fala, além de auxiliar na mastigação e deglutição dos alimentos.
Faringe: é o tubo que se estende da boca até o esôfago.
Esôfago: é o tubo que se estende entre a faringe e o estômago.
Estômago: é o segmento mais dilatado do tudo digestivo, em virtude dos alimentos permanecerem nele por algum tempo, necessita ser um reservatório entre o esôfago e o intestino delgado.