enfermagem
2-potencial de ação cardíaco , o coração é um órgão auto-excitavél ,pois não precisa de qualquer estimulo externo( nervoso ou outro) para se contrair.Todas as fibras pertencentes ao sistema condutor do coração são passiveis de auto-excitação, despolarizando espontaneamente.
3-Hiperpolarização é qualquer mudança no potencial da membrana que torna a membrana celular mais polarizada,ou seja, é o aumento no valor absoluto do potencial de membrana ,qualquer que afaste o potencial de membrana do valor nulo é considerado uma hiperpolarização . A hiperpolarização que antecede a fase de pós-potencial-positivo é decorrente de um excesso de cargas negativas no interior de célula, tal efeito é decorrente da cinética dos canais de potássio.Estes ,como têm uma cinética lenta ,demoram a se fechar, por conta disso , como o potássio tem condutância a fluxo celular , este acaba se difundindo em excesso deixando o meio intracelular mais negativo .
4-Hipercalamia é o nível de cálcio no sangue ,quando ocorre à entrada do cálcio na circulação ,excede a excreção de cálcio na urina ou deposição nos ossos, ocorre quando há absorção óssea acelerada, criando potencial de difusão de k+ , potencial responsável pelo potencial da membrana em repouso que é negativo no interior das células, com a despolarização facilita a geração de potenciais de ação no músculo, sem potenciais de ação no músculo não pode ocorrer contração.
5-Neurônios com bainha de mielina
Axônios na maioria dos neurônios são mielizados prolongamento único, conduz os impulsos aferentes para suas células alvo
Sem bainha de mielina
Nó de Ranvier os quais são áreas de axônio desmielinizado
Dendritos que são geralmente são curtos e ramificam-se profusamente, são os processos ou projeções que transitem impulsos para os corpos celulares.
6-Esclerose múltipla é a degradação da condução saltatória e reduzem a velocidade de propagação do potencial de ação, a qual na esclerose a degradação da bainha de mielina